quarta-feira, 6 de abril de 2016

Fumantes prejudicam saúde de seus gatos


Segundo as pesquisas veterinárias realizadas na América do Norte, a fumaça tóxica do cigarro é responsável por grandes danos à saúde dos gatos.

De acordo com a veterinária Carolynn MacAllister, da Universidade Estadual de Oklahoma, no Estados Unidos, “fumar próximo aos gatos está diretamente associado com doenças como câncer de boca e até o linfoma.”

Gatos são prejudicados pelo cigarro quando eles se lambem

A principal razão para os felinos estarem sucetíveis ao câncer está intimamente ligado ao hábito dos animais se lamberem.
“Os gatos constantemente se lambem quando estão se higienizando. Esse hábito, quando associado ao convívio com o cigarro, pode ser prejudicial à saúde, uma vez que o câncer bucal se desenvolve em contato com as mucosa da boca do felino”, revela MacAllister. Ainda segundo a veterinária, essa seria a principal razão para o desenvolvimento das células cancerígenas nos gatos.
Um levantamento realizado pela Escola de Medicina Veterinária Tufts, nos Estados Unidos, revelou que o número de gatos que apresentava câncer na boca, também conhecido como carcinoma, era diretamente ligado ao ambiente em que esses gatos viviam. Os maiores índices de doenças eram encontrados nos felinos que conviviam com fumantes e eram expostos à fumaça tóxica em sua residência. Esses índices de doenças reduziram consideravelmente quando os gatos eram expostos ao cigarro apenas na rua.
Além do câncer na boca, gatos que convivem com o cigarro também correm o risco de desenvolver o linfoma felino. Isso porque o contato com a fumaça tóxica e a mucosa do animal podem comprometer os nódulos linfáticos de 3 a cada 4 gatos, aproximadamente no período de 12 meses.
Conteúdo extraído do Site: http://www.linkanimal.com.br/gatos/cigarros-prejudicam-saude-gato/ 

Copyright by SLPG 2017

Related Posts with Thumbnails