Mas afinal, gatos podem comer ração para cachorro?
Você veio aqui com uma pergunta em mente, que é se a ração formulada especialmente para os cachorros pode ou não fazer mal para os gatos, seja ela consumida ocasionalmente ou regularmente, certo? A resposta para esta pegunta é simples. Se o seu gato acabar, por algum motivo, consumindo ração para cachorro, não deve haver riscos de intoxicação pois, na verdade, não existe absolutamente nenhum problema para um gato que acabe fazendo uma refeição eventual, se alimentando com uma ração elaborada especificamente para cães. No entanto, se você está pensando em substituir a alimentação habitual de seu gato por ração para cães a resposta é um enfático NÃO, pois apesar de que, a ração para cães não ser tóxica para os gatos, nossos bichanos não podem receber uma dieta regular através de alimentos elaborados para cães. Gatos que se alimentam regularmente de ração para cachorros, podem acabar sofrendo danos irreversíveis em sua saúde, devido a ausência de taurina em sua dieta. A taurina é adicionada a ração de gatos, mas não na comida de cachorros.
Gatos precisam consumir taurina para conseguir digerir os alimentos corretamente. Imagine que é da natureza do gato alimentar-se de presas vivas e através delas, um gato consegue obter toda a taurina que seu organismo necessita. Quando cozinhamos a carne, o processo de cozimento, destrói a taurina. Por este motivo a taurina é re-acrescentada ao final do processo de fabricação das rações para gatos.
Existem relatos muito tristes de proprietários que alimentaram seus gatos por apenas 15 dias apenas com ração para cães e infelizmente acabaram perdendo seus gatos, portanto este assunto é bem delicado e você não pode de forma alguma pensar em alimentar seu gato com ração para cães, a não ser que seja algo esporádico, a ração para cães não deve de forma alguma ser a base da dieta de seu gato.
Conteúdo extraído do Blog do Gato